Gondomar reforça estatuto de “Município Amigo da Juventude”
publicado a 12 de Julho de 2024

Dois anos após ter integrado a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, promovida pela Federação Nacional das Associações Juvenis, o Município de Gondomar viu reforçado esse estatuto ao conquistar mais uma estrela do selo “Município Amigo da Juventude”, passando agora para categoria de 4 estrelas. O galardão foi entregue esta quinta-feira, dia 11, no IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu em Loures.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, esta distinção “é o símbolo do compromisso da autarquia gondomarense para com os jovens do concelho e um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na promoção de mais e melhores políticas amigas da juventude”. Para o autarca, o reforço no número de estrelas deste selo é também “um estímulo e um desafio para continuar a trabalhar na criação de estratégias e na promoção de sinergias associativas”.

O investimento numa estratégia política para a juventude, através da disponibilização de recursos especificamente dirigidos aos jovens, tem sido uma prioridade do Município de Gondomar, merecendo destaque o projeto de voluntariado “Apoio ao Estudo”, em parceria com Universidade do Porto, dirigido a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário com necessidades de apoio extra ao estudo, os programas de formação e capacitação em diversas áreas, o apoio ao talento jovem nas áreas da música e das artes, os serviços de aconselhamento nas áreas da sexualidade, psicologia ou nutrição, os programas de ocupação de tempos livres, para além das inúmeras atividades e eventos de lazer e entretenimento ao longo do ano.

De referir, ainda, que está em curso a implementação de um Plano Municipal de Juventude – o Gondomar Youth 1.0 –, um documento que assentará nos contributos dos principais atores da construção de uma matriz de políticas de juventude eficaz: os agentes da sociedade civil com atuação na área da juventude e os próprios jovens. Esta ferramenta, que será desenvolvida com base na partilha, envolvimento e participação cívica, constitui uma oportunidade para os jovens gondomarenses expressarem as suas opiniões, experiências e sugestões em áreas cruciais para o seu desenvolvimento e bem-estar, permitindo, assim, moldar um futuro mais promissor para os jovens de Gondomar.

A atribuição do selo “Município Amigo da Juventude” na categoria de 4 estrelas vem reconhecer a implementação destas políticas e iniciativas de sucesso que atendem às necessidades dos jovens. A avaliação envolveu diversos critérios, destacando-se, entre os mais básicos, a existência de um pelouro da juventude e de um plano de investimento especifico para a juventude, bem como a promoção e dinamização do Conselho Municipal de Juventude, e, entre os mais complexos, as políticas de apoio à iniciativa jovem e o apoio direto ao associativismo juvenil, os diversos mecanismos e ferramentas de cogestão existentes, assim como os espaços que o Município tem vindo a ceder a associações juvenis para a concretização de projetos juvenis.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.