Inauguração do novo parque infantil na Quinta do Passal
publicado a 13 de Setembro de 2024

A Quinta do Passal comemorou esta quinta-feira, dia 12, o seu 11.º aniversário. A data foi assinalada com a inauguração de um novo parque infantil, situado no bosque existente no topo norte da Quinta, um investimento que rondou os 89 mil euros.

O programa das comemorações incluiu ainda um espetáculo de magia e música e um concerto para os mais novos.

O novo parque infantil vem dar continuidade aos investimentos realizados pela Câmara Municipal de Gondomar na Quinta do Passal, que acolhe uma média anual de 50.000 visitantes, através da implementação de equipamentos lúdicos com acesso livre, visando proporcionar aos visitantes espaços de lazer diversificados, como jardins temáticos para observação e interpretação da natureza, parque de merendas, parque infantil, circuito de arborismo, farm golf, slide e parede de escalada, passeios de bicicleta, e ainda um parque canino e um Centro de Aprendizagem e Reabilitação Comportamental Animal de Gondomar (CARCAG), para socialização entre os canídeos, com aulas periódicas.

Sobre a Quinta do Passal
A Quinta do Passal, inaugurada a 12 setembro de 2013, é uma antiga quinta agrícola requalificada no âmbito do programa Polis, que se insere no núcleo histórico de Gramido, na freguesia de Valbom.

Com uma localização estratégica na margem direita do rio Douro e 4 hectares de extensão, constitui-se como um excelente local para passear com a família e animais de companhia ou para praticar exercício físico, integrando a ligação pedonal/ciclável ao Parque Urbano da Ribeira da Archeira e ao Polis de Gramido.

Para os que gostam de pedalar, a Quinta do Passal dispõe de um sistema público de utilização gratuita de bicicletas por períodos de 4 horas, disponível para o público maior de 14 anos.
O projeto de arquitetura da Quinta do Passal acautelou a otimização de consumos energéticos e hídricos na manutenção da Quinta, estando a mesma equipada com painéis solares e fotovoltaicos e água proveniente de furo para a rega dos jardins e das hortas biológicas.

A horta biológica comunitária da Quinta do Passal, inaugurada em maio de 2013, é uma das seis hortas existentes no Município, enquanto projeto intermunicipal de economia circular promovido pela LIPOR. Possui 57 talhões, com mais de 25 m2, disponibilizados gratuitamente a agregados familiares de Gondomar interessados em praticar agricultura biológica e compostagem, apoiando a estratégia de biorresíduos municipal e as famílias na sua subsistência alimentar, já que os produtos hortícolas cultivados são exclusivamente para consumo próprio.

A Quinta do Passal integra ainda um Centro de Educação Ambiental (CEA), equipamento público de educação ambiental para a sustentabilidade, com objetivos pedagógicos de sensibilização ambiental, que proporciona atividades de exploração de temáticas como a água, biodiversidade, floresta, alterações climáticas, agricultura biológica, alimentação saudável e sustentável, economia circular e proteção animal.