O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, o Conselho de Administração da Metro do Porto e o consórcio formado pela GRID e pela Ayesa, responsável pela elaboração do projeto e do estudo de impacto ambiental da nova linha do metro de Gondomar reuniram esta tarde, dia 12, em Gondomar.
A reunião, na qual foi apresentado o traçado previsto para a designada linha Gondomar II (Dragão/Souto) e definida em conjunto a opção que vai avançar para a fase seguinte, ou seja, para a fase de estudo prévio e avaliação ambiental, representa mais um passo na concretização daquela que será a segunda ligação do metro no concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, destacou a “eficiência do traçado” proposto pela Metro do Porto, sublinhando o papel social que o mesmo assume. “Num concelho com uma grande taxa de mobilidade urbana, o metro é fundamental para melhorar a coesão social, uma vez que permite derrubar barreiras e servir as pessoas que dele precisam no seu quotidiano”, sublinhou.
Esta linha, que fará a ligação entre o Estádio do Dragão e o Souto, no centro da cidade de Gondomar, terá uma extensão total de cerca de 6,9 quilómetros, prevendo-se a criação de oito novas estações – São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto –, o que permitirá uma interface com a rede de autocarros que liga o centro de Gondomar às restantes freguesias do concelho.
A obra, que tem um prazo de conclusão previsto para 2029, representa um investimento de 225 milhões de euros, no qual está também contemplada a ligação à Trofa. A construção já tem garantido o financiamento da União Europeia, através do Portugal 2030.
Recorde-se que o protocolo para a consolidação da expansão da rede de metro e metrobus na Área Metropolitana do Porto (AMP) foi assinado em fevereiro de 2020, em Gondomar. Em outubro do ano passado, também em Gondomar, realizou-se a cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a execução dos anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental destas novas linhas, juntamente com as novas ligações em Matosinhos e na Maia.