Município atribui mais de 800 mil euros para reforçar respostas sociais do concelho
publicado a 19 de Junho de 2024

O Município de Gondomar aprovou na passada sexta-feira, dia 14, em Reunião de Câmara, a atribuição de apoios financeiros no valor de mais de 800 mil euros para reforçar as respostas sociais do concelho ao nível de centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas e serviços de apoio domiciliário.

Deste envelope financeiro, 300 mil euros destinam-se à União de Freguesias de Melres e Medas, para a criação de um centro de dia e de um serviço de apoio domiciliário, que terão capacidade para servir 20 utentes cada.

Foi também aprovada a atribuição de um apoio financeiro de cerca de 260 mil euros, ao Centro Social de Soutelo, destinado à comparticipação de despesas que decorrem da criação de um centro de dia e de um serviço de apoio domiciliário, com capacidade para servir 70 e 86 utentes, respetivamente.

À Associação Dignidade e Futuro foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro no valor de mais de 270 mil euros, destinado a suportar as despesas decorrentes da construção de uma estrutura residencial para pessoas idosas, com capacidade para 60 pessoas.

De referir que, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social do Município de Gondomar 2015-2020, o aumento acentuado do índice de envelhecimento e a insuficiência de respostas para a população idosa foram apontados como uma das principais fragilidades do concelho. Um dos objetivos passa, assim, por garantir mecanismos de proteção e acompanhamento às pessoas idosas e aos seus familiares.

Nesse sentido, a criação destes serviços é encarada como uma mais-valia para a população, sendo objetivo da autarquia promover uma rede diversificada de cuidados e serviços em função das necessidades específicas de cada utente, contribuindo para a qualidade de vida dos mais idosos e para a satisfação das suas necessidades mais básicas.

A criação do Serviço de Apoio Domiciliário no Centro Social de Melres insere-se na medida C03-i01-m01 – Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais, no âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência. Os apoios atribuídos à construção do Centro Geriátrico de Soutelo Lar S. Francisco de Assis correspondem a 60% do valor não comparticipado no âmbito do Programa Pares 3.ª Geração do PRR.