Município avança com nova oferta de aquisição de 352 imóveis
publicado a 9 de Fevereiro de 2024

A reunião de Câmara aprovou, com a abstenção do PSD, a segunda fase da oferta pública de aquisição de imóveis, que equivale a um total de 352 fogos habitacionais.

Nesta oferta pública, prevê-se que 66 sejam habitações novas e/ou prontas a habitar, 56 nas zonas urbanas e 10 no alto concelho. 65 imóveis serão frações a carecer de beneficiação, 50 nas zonas urbanas e 15 no alto concelho. Por fim, a maior parcela de 221 frações está destinada à aquisição de imóveis em construção ou a construir, 185 nas zonas urbanas e 36 no alto concelho.

A oferta pública, inserida na Estratégia Local de Habitação, prevê reforçar a disponibilização de habitação no território, numa altura em que o mercado continua a não conseguir dar uma resposta efetiva aos agregados familiares.

No total, a Estratégia Local de Habitação de Gondomar (ELHG) permitirá dar resposta a 1.488 agregados familiares identificados com carências habitacionais. Destes, 811 terão respostas diretamente promovidas pelo Município, 494 terão intervenções promovidas por entidades beneficiárias/parceiras e 183 respostas têm origem em candidaturas promovidas pelos beneficiários diretos.

A primeira alteração à ELHG, aprovada em reunião de Câmara Municipal a 21 de abril de 2023 e ratificada pela Assembleia a 27 de abril do mesmo mês, implica um investimento total superior a 182 milhões de euros.