Câmara Municipal de Gondomar

Município de Gondomar distinguido com Bandeira de Mérito Social 2025
publicado a 28 de Março de 2025

O Município de Gondomar foi distinguido com a Bandeira de Mérito Social 2025, um galardão atribuído pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), pelo trabalho desenvolvido através da Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica e em Contexto Familiar (RIVD de Gondomar). A entrega da distinção teve lugar esta semana, no dia 25, durante a Gala de Mérito Social, realizada em Oliveira do Bairro.

Este reconhecimento destaca as boas práticas sociais desenvolvidas pelo Município, nomeadamente na prevenção, apoio e reintegração social das vítimas de violência doméstica, agilizando procedimentos de referenciação e tornando mais célere e eficaz a intervenção nestas situações.

Com esta distinção, o Município de Gondomar passa a integrar a Rede de Autarquias de Mérito Social, reforçando o seu compromisso no fortalecimento da coesão social, na promoção de uma sociedade mais inclusiva e na construção de um sistema de apoio integrado, especializado e contínuo que potencia a segurança, a recuperação e reintegração social das vítimas de violência doméstica.

Para a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Gondomar, Cláudia Vieira, esta distinção “reflete o compromisso contínuo do Município na promoção de respostas eficazes para o combate à violência doméstica e na construção de um território mais justo e seguro para todos. O trabalho desenvolvido pela RIVD de Gondomar assenta na colaboração ativa de várias entidades, garantindo um acompanhamento próximo e especializado das vítimas e promovendo uma intervenção cada vez mais qualificada e eficaz”.

Criada em 2021, a RIVD de Gondomar é uma estrutura pluridisciplinar, baseada na partilha de experiências, reflexão e crescimento contínuo das abordagens interventivas. A sua constituição permitiu fortalecer a atuação concertada das entidades envolvidas, garantindo um apoio mais estruturado às vítimas.

Desde 2022, a Silêncio Quebrado – Estrutura de Atendimento à Vítima da Cruz Vermelha de Gondomar-Valongo, uma das 11 entidades parceira da RIVD de Gondomar, e que é responsável pelo atendimento e acompanhamento de vítimas de violência doméstica nos concelhos de Gondomar e Valongo, já deu resposta a quase 20 mil pedidos, mais de 17 mil dos quais correspondentes a vítimas de violência doméstica adultas, entre cerca de 900 mulheres e mais de 60 homens. No que respeita a crianças e jovens, os dados registam mais de 2500 atendimentos psicológicos a 285 vítimas.

A RIVD de Gondomar tem como missão criar e otimizar uma rede de parceria, fortalecendo a cooperação entre as várias entidades que atuam no concelho e assegurando respostas mais eficazes e eficientes no combate e prevenção de todas as formas de violência. Além do apoio direto às vítimas, desenvolve um trabalho contínuo de capacitação e sensibilização, promovendo ações formativas, sessões de sensibilização e outras iniciativas dirigidas a profissionais da segurança, saúde, educação e comércio. A partilha de conhecimentos e experiências entre as entidades parceiras permite uma atuação mais concertada e especializada, contribuindo para um território mais seguro e inclusivo.