A Fundação de Serralves, a LIPOR e os seus Municípios Associados, entre os quais Gondomar, promovem a 11.ª edição do BioBlitz, um evento que alia ciência, arte e natureza para celebrar a biodiversidade do Parque de Serralves. Gondomar volta a marcar presença nesta iniciativa, contribuindo com diversas atividades que promovem a educação ambiental e a sensibilização para a sustentabilidade.
O evento conta uma programação direcionada à comunidade educativa durante a semana, de 31 de março a 4 de abril, e ao público em geral e famílias no fim de semana, 5 e 6 de abril.
Entre as atividades para as escolas promovidas pelo Município de Gondomar destacam-se a construção de abrigos para insetos e terrários com materiais reutilizáveis, além de jogos educativos que ensinam sobre organismos polinizadores e boas práticas ambientais.
No fim de semana, as atividades abrem-se ao público em geral e famílias, com desafios interativos para todas as idades, como o Mikado da Reciclagem e o Jogo da Reciclagem, bem como a oficina “Identificar os Organismos Polinizadores”. Destaca-se ainda a presença de Dinis Rocha, “Dinis o Mini Biólogo”, que irá dinamizar conversas interativas e saídas de campo para explorar a biodiversidade do Parque de Serralves.
O BioBlitz é um evento pedagógico e científico de referência no âmbito da educação e sensibilização para a biodiversidade, que dá a conhecer a fauna e a flora do Parque de Serralves, através da exploração de metodologias científicas e artísticas. Assente numa narrativa contemporânea, este evento integra a Agenda da Sustentabilidade, destacando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 “Proteger a Vida Terrestre”, e associa-se à celebração dos 20 Anos do Millennium Ecosystem Assessment, a primeira iniciativa multidisciplinar global desenvolvida para avaliar as consequências das alterações registadas ecossistemas, com vista à sua conservação e uso sustentável.
Para mais informações e inscrições nas atividades, consulte o programa completo no site oficial do BioBlitz Serralves.