Nascido a 6 de novembro de 1978, na Freguesia de Rio Tinto, Marco Martins foi desde sempre um dos autarcas mais jovens da região Norte.
Com apenas 14 anos de idade, começou a exercer a atividade de Bombeiro Voluntário, atividade essa que ainda hoje desempenha como elemento do quadro ativo dos Bombeiros Voluntários da Areosa – Rio Tinto.
Estudou até ao 12º ano no concelho, tendo já nessa altura integrado o movimento associativo estudantil. Mais tarde, no Ensino Superior, foi Presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), representante dos alunos nos vários órgãos diretivos e membro da Direção da Federação Académica do Porto (FAP).
Licenciado em Gestão, concluiu a parte curricular do mestrado em Administração Pública com especialização em Gestão Autárquica, na Universidade do Minho.
Ao longo da sua juventude, exerceu diversas atividades em regime de “part-time” conciliando com os estudos e o voluntariado.
Em Rio Tinto, foi o principal rosto do Movimento Pró-Rio que, nos anos de 1997 e 1998, conseguiu embargar as obras de entubamento e desvio do leito do rio Tinto, impedindo assim a edificação de habitações na zona do antigo leito.
Sempre viveu em Gondomar, tendo feito parte de diversos órgãos concelhios, distritais e nacionais da Juventude Socialista e do Partido Socialista. Atualmente, é Presidente da Comissão Política Concelhia de Gondomar e membro da Comissão Política Nacional do PS.
Exerceu, desde os 20 anos de idade, funções autárquicas como deputado na Assembleia de Freguesia de Rio Tinto, entre os anos de 1999 e 2005.
No âmbito da sua atividade profissional desempenhou as funções de Técnico de Administração Tributária na Autoridade Tributária e Aduaneira, funções essas que interrompeu em 2005, ano em que, com apenas 26 anos, foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto. Em 2009, foi reeleito com o maior número de votos que algum Presidente de Junta obteve no país e o maior número de votos de sempre na freguesia.
Foi também dirigente da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e coordenador do grupo de Transportes e Mobilidade da Área Metropolitana do Porto entre 2014 e 2018, sendo responsável pelo alargamento do Andante a toda área metropolitana, pelo desenvolvimento e operacionalização da aplicação ANDA e pela preparação do Passe Único.
Além da Presidência da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins é, atualmente, Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Administrador Não Executivo da Metro do Porto, SA e Presidente da Assembleia Intermunicipal da Lipor.