Nova linha de metro para Gondomar com financiamento europeu garantido
publicado a 18 de Outubro de 2024

A construção da nova linha de metro para Gondomar já tem garantido o financiamento da União Europeia. Está aberto o aviso para a empresa Metro do Porto apresentar candidatura à verba do programa Sustentável 2030, que financiará a construção da segunda linha de metro para Gondomar. O investimento, no total de 225 milhões de euros, contempla ainda a ligação à Trofa.

Assim, a segunda ligação do metro em Gondomar, que fará a ligação entre o Estádio do Dragão e o Souto, no centro da cidade de Gondomar, terá uma extensão total de cerca de 6,9 quilómetros, prevendo-se a criação de oito novas estações: São Roque, Cartes, Parque Oriental, Valbom Lagoa, Valbom Pinheiro, Hospital Fernando Pessoa, Parque Urbano de Gondomar e Souto, o que permitirá uma interface com a rede de autocarros que liga o centro de Gondomar às restantes freguesias do concelho. A obra tem um prazo de conclusão previsto para 2029.

Recorde-se que o protocolo para a consolidação da expansão da rede de metro e metrobus na Área Metropolitana do Porto (AMP) foi assinado em fevereiro de 2020, em Gondomar. Em outubro do ano passado, também em Gondomar, realizou-se a cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a execução dos anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental destas novas linhas, juntamente com as novas ligações em Matosinhos e na Maia.

Na ocasião, António Costa, então primeiro-ministro, salientou a importância da aposta nas redes dos metropolitanos para que o país pudesse cumprir os desafios da descarbonização. O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, referiu na altura que o traçado projetado pretendia ser o mais eficiente, servindo da melhor forma a população, destacando ainda que este é um concelho “com uma grande taxa de mobilidade urbana”, e que o metro é um meio de transporte que “derruba barreiras e melhora a coesão territorial”.