Ponto da situação dos incêndios em Gondomar
publicado a 16 de Setembro de 2024

Tendo em conta os vários incêndios ativos no concelho desde o dia de hoje, 16, a Câmara Municipal de Gondomar faz o seguinte ponto da situação:

- Por precaução, e no sentido de evitar a inalação de fumo, foi evacuado um Lar, tendo sido retirados 30 idosos. Os idosos foram transportados para o Multiusos de Gondomar, estando acompanhados pelos técnicos do próprio Lar, pela equipa de cuidados de saúde primários e saúde pública da ULS Santo António e pelos técnicos das áreas da saúde e da ação social da Câmara Municipal de Gondomar.

- Por precaução, e no sentido de evitar a inalação de fumo, foram evacuados três estabelecimentos de ensino – EB1 de Ramalde (S. Cosme), EB1 de Aguiar (Jovim) e Jardim de Infância de Trás da Serra (Jovim).

- Foram cortadas as seguintes estradas: A43 (Gondomar a Gens) e Estrada D. Miguel (entre a rotunda de acesso à A43 e Jovim).

- Em S. Cosme, há a registar uma casa devoluta ardida.

- Relativamente aos meios operacionais: 243 homens estão envolvidos no combate às chamas (137 Bombeiros Voluntários, 80 operacionais da GNR, 7 da PSP, 15 da Polícia Municipal e 4 da AFOCELCA), apoiados por 37 viaturas e 1 meio aéreo.

- Há a registar quatro bombeiros feridos sem gravidade, tendo um deles sido levado para o hospital. Os restantes foram assistidos no local.

- Os incêndios encontram-se em fase de evolução, com várias frentes ativas.