Ponto da situação dos incêndios em Gondomar
publicado a 18 de Setembro de 2024

Tendo em conta os incêndios ativos no concelho desde segunda-feira, dia 16, a Câmara Municipal de Gondomar faz o seguinte ponto da situação:

Focos de incêndio no concelho

- Medas: ativo

- Jovim: a ceder aos meios

- Jancido, Foz do Sousa: a ceder aos meios

- Branzelo, Melres: a ceder aos meios

Meios no terreno

As autoridades estão a gerir a situação com todos os meios disponíveis:

- 215 operacionais;

- 58 viaturas;

- 2 meios aéreos.

Impactos

Vítimas: há a registar oito bombeiros feridos – seis na segunda-feira e dois ontem, terça-feira –, um deles em estado grave, que continua hospitalizado.

Desalojados: não há desalojados nem perdas de primeiras habitações. Contudo, há registo de danos em estruturas anexas e armazéns de apoio e em duas oficinas, em Jovim.

Evacuações: foram realizadas evacuações preventivas em Covelo, Jancido (Foz do Sousa), e Branzelo (Melres).

Circulação viária: está cortada a A41 entre Medas e Aguiar de Sousa e a A43 entre Gondomar e A41. Registam-se constrangimentos em vários arruamentos do concelho, que condicionam a circulação viária.

Previsões e riscos

- Mantém-se o risco elevado de novos incêndios até amanhã, quinta-feira, dia 19, devido às condições meteorológicas, com ventos fortes que dificultam o combate e aumentam o risco de reacendimentos em zonas já controladas.

Recomendações à população

- Cumprir as indicações das autoridades.

- Contactar os serviços de emergência apenas em casos de absoluta e confirmada necessidade.

- Evitar deslocações desnecessárias.

- Evitar passar por zonas com incêndio ativo.

- Manter as janelas e as portas fechadas para evitar a inalação de fumo.

- Utilizar máscaras em áreas com fumo denso.