A Câmara Municipal de Gondomar e o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende entregaram este sábado, dia 26, os prémios aos vencedores da 6.ª edição do Prémio Júlio Resende 2024, numa cerimónia que decorreu no Auditório Municipal de Gondomar, espaço onde estarão expostas, até 31 de dezembro, as obras a concurso.
Nesta edição, que registou a participação de 145 candidaturas, o Prémio Criatividade, no valor de 6 mil euros, foi atribuído a João Miguel Ramos, enquanto o Prémio Desenho, no valor de 3 mil euros, distinguiu Pedro Cunha. Foram ainda atribuídas Menções Honrosas a Anna Townley, Samuel Ornelas, Ana Pais Oliveira e Beatriz Manteigas.
O júri, que deliberou por unanimidade, e que destacou a qualidade artística e a relevância das criações apresentadas, justificou a escolha da obra de João Miguel Ramos como sendo a mais criativa, original e inovadora de arte contemporânea, enquanto a de Pedro Cunha foi considerada a obra mais relevante a concurso na disciplina de desenho.
João Miguel Ramos, que vive e trabalha entre o Porto e os Açores, é licenciado e mestre pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição onde se encontra a frequentar o doutoramento em artes plásticas. Trabalha numa configuração aberta e multidisciplinar em que o meio da pintura é tido como forma de enquadramento.
Pedro Cunha é também licenciado e mestre pela mesma instituição. No seu trabalho o desenho é utilizado como método e linguagem capaz de absorver, transmitir e questionar qualquer informação mais complexa, profunda e embaraçosa, onde a capacidade racional ou verbal não se demonstre suficiente. Explora a ambiguidade, a dúvida e o conflito de representações de forma inútil, humorística e absurda.
O prémio Júlio Resende tem como principal objetivo promover a criação contemporânea e homenagear a obra e influência de Júlio Resende no panorama artístico nacional e internacional, contribuindo para a nova criação e promoção dos valores da arte contemporânea.
As candidaturas foram analisadas por um Júri, do qual fazem parte o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, o Administrador do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, Paulo Luís Almeida, o pintor Manuel Casal Aguiar, o professor e pintor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Mário Bismarck, o Presidente da Argo – Associação Artística de Gondomar, Albertino Valadares, e a Vice-Presidente da Associação Gens’Arte – Desenho, Pintura e Artesanato, Lina Santos.
O Prémio Júlio Resende reafirma-se como uma plataforma de valorização e incentivo à criatividade nas artes visuais, contando com a participação de artistas de nacionalidade portuguesa e estrangeira residentes em Portugal, e continua a homenagear a memória e obra do mestre Júlio Resende (1917-2011), cujo legado artístico perdura como referência incontornável no panorama da arte moderna e contemporânea.