As Estações de Tratamento de Águas Residuais de Rio Tinto, Gramido e Rio Ferreira passam a contar com a Produção de Energia Fotovoltaica. A aposta neste tipo de sistema energético representa um investimento de 320 mil euros, para a instalação de 964 painéis fotovoltaicos, com potência total de 512 KWP, que garantirão a produção anual de 700 MW de energia limpa.
Anualmente, o consumo de energia nas três ETAR’s totaliza cerca de 2.5 milhões de kwh, a que corresponde uma pegada energética de cerca de 510 Toneladas Equivalentes de Petróleo. O projeto de produção de energia para autoconsumo, agora implementado, permitirá diminuir, em cerca de 35-40%, a dimensão daquela pegada, reduzindo a emissão de CO2 em 230 toneladas/ano. A título exemplificativo, a capacidade de produção dos equipamentos fotovoltaicos instalados nas três ETAR’s equivale ao consumo anual de 143 famílias e a 2771 árvores plantadas por ano.
Este é, portanto, um projeto que alinha a empresa e o Município com as metas ambiciosas com as quais Portugal se comprometeu, em termos de redução das emissões de carbono, tais como: a redução em 50% das emissões de carbono e com 80% da eletricidade a ser fornecida a partir de fontes renováveis, até ao ano de 2030, para que seja possível atingir-se a neutralidade de carbono em 2050.
Importa ainda referir que, no desenvolvimento deste projeto, foram respeitadas integralmente as disposições do Contrato de Concessão aplicáveis, revertendo a posse das instalações para o Município de Gondomar, no final da Concessão, sem quaisquer ónus.