A Quinta do Passal continua a assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Esta segunda-feira, acolheu a palestra “O papel do nutricionista na prevenção do desperdício alimentar”, com a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Liliana Sousa, que destacou a importância destes profissionais na promoção de alterações nos hábitos alimentares dos portugueses, nomeadamente mudanças de comportamentos face à produção de desperdício alimentar.
Durante a palestra foi sublinhado o facto de todos os operadores ao longo da cadeia alimentar estarem envolvidos em ações que promovam a redução e prevenção do desperdício alimentar, sendo que deve ser dado maior enfoque à capacitação dos consumidores para a redução deste problema, já que a maior fatia deste desperdício, que corresponde a 67,5%, vem das casas dos consumidores.
A Organização das Nações Unidas prevê que, até 2050, a população mundial atinja os 9 mil milhões de pessoas. Este crescimento populacional intensifica a problemática do desperdício alimentar, com impactos ambientais, económicos e sociais. Em Portugal, o retrato também é preocupante. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2020 mostram que foram desperdiçadas 1,89 milhões de toneladas de alimentos. Este resultado significa que cada português desperdiçou, em média, 183,6 kg de alimentos.
Consulte o cartaz completo da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e inscreva-se aqui.