O Município de Gondomar está a acompanhar a situação da guerra na Ucrânia, permanecendo em articulação com as autoridades nacionais, com vista a minimizar a crise humanitária que pode advir.
Nesse sentido, o Município de Gondomar encontra-se a desenvolver uma série de medidas integradas para dar resposta às necessidades dos milhares de ucranianos que estão a sofrer com a invasão militar russa – a campanha de apoio “SOS Ucrânia”.
Em estreita articulação com a Amizade – Associação de Imigrantes de Gondomar e com as Juntas e Uniões de Freguesia, está a ser dinamizada uma campanha institucional de recolha de bens de primeira necessidade: cobertores e sacos-cama; artigos de higiene pessoal e produtos para crianças - leite em pó, fraldas, toalhitas; produtos de saúde: algodão, compressas, antissépticos, adesivos, analgésicos; bens alimentares em conservas; e outros produtos: pilhas, lanternas e cordas. Esta recolha decorre nos 12 edifícios das Juntas de Freguesia, de forma a garantir maior equidade, acessibilidade e cobertura de todo o território do concelho.
Abaixo encontrará mais informação sobre a gestão e transporte dos donativos, bem como vários formulários, onde poderá dar a conhecer a sua disponibilidade para exercer voluntariado, alojamento e/ou transporte destes cidadãos, entre outros.
Centro Logístico Municipal
Instalado na sede do Serviço Municipal da Proteção Civil de Gondomar –, o Centro Logístico Municipal a funcionar no Gondomar GoldPark - Parque Tecnológico, sito na Rua Parque Tecnológico s/n, 4420-628 S. Cosme, receciona os bens de primeira necessidade.
A autarquia não está a recolher diretamente os bens, mas assegura o funcionamento deste centro logístico, armazenando e organizando os donativos que as entidades nacionais têm referenciado, antes de proceder à sua distribuição. Por forma a facilitar a logística, os donativos devem restringir-se aos bens de primeira necessidade identificados a seguir: cobertores e sacos-cama; produtos de higiene: artigos de higiene pessoal e produtos para crianças (leite em pó, fraldas, toalhitas); produtos de saúde: algodão, compressas, antissépticos, adesivos, analgésicos; bens alimentares em conservas; e outros produtos: pilhas, lanternas e cordas.
Além da distribuição desses bens junto das autoridades dos países fronteiriços, com o apoio da União Europeia, da Cruz Vermelha e de outras ONG’s, os donativos poderão também contribuir para a ajuda necessária aquando da chegada dos cidadãos ucranianos a solo português.
Voluntariado
O Município de Gondomar agradece a todos aqueles que se disponibilizam a dar do seu tempo como Voluntários/as no Centro Logístico Municipal.
Os restantes inscritos ficarão na bolsa do Banco Local de Voluntariado e serão contactados caso se venha a verificar essa necessidade.
O Município de Gondomar agradece a colaboração de todos!
Acolhimento
O Município de Gondomar, através da Amizade – Associação de Imigrantes de Gondomar, que é também um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), disponibiliza toda a informação e apoio necessário no processo de receção e acolhimento dos cidadãos ucranianos. A autarquia assume a coordenação com as entidades parceiras, em sede de Rede Social, com vista ao acolhimento e outras formas de apoio, nomeadamente:
- Regularização da situação migratória
- Reagrupamento Familiar
- Trabalho
- Segurança Social
- Saúde
- Educação
Transporte
O Município de Gondomar apela a todos aqueles que se encontram nos países de fronteira com a Ucrânia que preencham o seguinte formulário, de forma a ser articulada uma resposta de transporte: SOS Ucrânia - Oferta de transporte
Alojamento
O Município de Gondomar encontra-se a coordenar as ofertas de alojamento, disponibilizadas por entidades parceiras (IPSS’s e associações do concelho) e por outros particulares (cidadãos e empresas), procurando facilitar o processo de alojamento dos refugiados. Todos os proprietários de imóveis no concelho de Gondomar, com condições para o alojamento, podem demonstrar essa intenção através do seguinte formulário: SOS Ucrânia - Oferta de alojamento
Emprego
“Portugal for Ukraine” é uma iniciativa do Governo português para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem residir em Portugal. Nestas situações de calamidade, também a sociedade civil e as empresas nacionais se mobilizam, disponibilizando-se para contratar estes cidadãos e, assim, contribuindo para o seu acolhimento. Se pretende demonstrar a intenção de recrutar cidadãos ucranianos, preencha o seguinte formulário: Iniciativa Portugal for Ukraine - Formulário de Recolha de Oferta de Emprego