Turmas de Gondomar entre as vencedoras de competição nacional de literacia financeira
publicado a 5 de Junho de 2024

O Concurso Final da 14.ª edição do projeto de literacia financeira “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. Cupertino de Miranda, premiou, a nível nacional, duas turmas do Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, em Gondomar. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta terça-feira, dia 4.

A turma do 5.º B da Escola Básica de Santa Bárbara conquistou o 1.º lugar entre todas as turmas do escalão de ensino 2.º ciclo que entraram na competição, com o projeto “Maria Poupadinha & Maria Gastadora”, cujo resultado foi um vídeo com as atividades realizadas no âmbito do projeto, nomeadamente debates sobre educação financeira, que contaram com o envolvimento dos encarregados de educação. De referir que esta turma já havia conquistado, no âmbito deste projeto, o Prémio Especial Seguros, atribuído pela Associação Portuguesa de Seguradores e o prémio de vencedores nacionais das “Olimpíadas de Educação Financeira”.

A turma do 5.º A da mesma escola foi ainda distinguida com uma menção honrosa na categoria Prémio Especial Economia Circular, com o projeto “Economia Circular”, no qual os alunos desenvolveram um workshop relacionado com a importância da economia circular, tendo apresentado modelos de ecobags como uma forma de garantirmos a sustentabilidade e a reutilização dos materiais.

O concurso final é o maior momento de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, projeto de educação financeira que, durante o ano letivo 2023/2024, envolveu 18 mil alunos de 920 turmas de norte a sul do país, passando pelas ilhas. Em Gondomar, o projeto contou com 105 turmas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas do concelho, num total de 2251 alunos.

Promovido, desde 2010, pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, este projeto, que conta com a Câmara Municipal de Gondomar como parceira, consiste na implementação de uma estratégia integrada de literacia financeira junto de diferentes públicos que integram as comunidades desfavorecidas dos municípios, com vista a fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.

Desenvolvido ao longo de um ano letivo, o projeto disponibiliza a alunos e professores uma plataforma digital com recursos educativos que funcionam como instrumentos de apoio na área da literacia financeira, bem como um conjunto de ações que decorrem durante o ano, como a comemoração do Dia da Poupança e a Global Money Week, com as Olimpíadas de Educação Financeira, culminando com o Concurso Final.

O projeto de literacia financeira “No Poupar está o Ganho” foi aprovado no âmbito da Operação Integrada em Comunidades Desfavorecidas submetida ao Aviso N.º 02/CO3-i06.03/2022 – 2.ª Fase do Investimento RE-CO3-i06.03 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, promovida pelo Município de Gondomar.

Esta operação consiste na implementação de uma estratégia integrada de literacia financeira junto de diferentes públicos de comunidades desfavorecidas do Município, com o intuito de reforçar competências a este nível, promovendo a adoção de comportamentos geradores de percursos de sucesso, e promover a inclusão social e e uma cidadania participativa e ativa.