Câmara Municipal de Gondomar

Violência doméstica e de género em debate no Auditório Municipal de Gondomar
publicado a 22 de Novembro de 2024

A violência doméstica e de género foi o tema central em debate esta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, no Auditório Municipal de Gondomar. Organizado pela Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica e em Contexto Familiar de Gondomar (RIVD Gondomar), o I Congresso Internacional sobre Políticas Públicas e Redes de Intervenção na Violência Doméstica e de Género reuniu, durante estes dois dias, um painel alargado de especialistas nacionais e internacionais na área.

No primeiro dia, os trabalhos centraram-se na análise das políticas públicas em Portugal de combate à violência doméstica e de género. Foram promovidas reflexões em torno da justiça restaurativa que, como o nome indica, tem um caráter reparador, já que pretende restaurar na vítima o dano causado pelo agressor, colocando os dois intervenientes no centro do processo e procurando a satisfação de ambas as partes, bem como debates sobre os desafios do combate à violência e a partilha de experiências sobre a legislação brasileira e o feminicídio no México. No segundo dia, o congresso versou temas como as redes, respostas e serviços no combate à violência doméstica, assim como a partilha de boas práticas em Portugal, Espanha e Cabo Verde.

Para a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Gondomar, Cláudia Vieira, “a intervenção na área da violência doméstica reveste-se de extrema complexidade, que obriga a um constante investimento na formação e capacitação dos profissionais que, de forma direta ou indireta, assumem esta responsabilidade”.

Destacou ainda a importância da constituição da Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica, uma estrutura pluridisciplinar que permite uma atuação concertada, baseada na partilha de experiências, reflexão e crescimento contínuo das abordagens interventivas. Sublinhou também que a realização deste congresso reflete o percurso feito até agora, reunindo diversos olhares e conhecimentos em prol do objetivo comum, que é o de combater o flagelo da violência doméstica e transformar vidas.

Dirigido a profissionais que desempenham funções de intervenção com vítimas de violência doméstica e agressores, e a todos os interessados na temática, o congresso esteve em linha com o trabalho que a Câmara Municipal de Gondomar tem vindo a desenvolver enquanto entidade coordenadora da RIVD Gondomar, que visa agilizar procedimentos de referenciação de casos de vitimização, tornando mais célere e eficaz a intervenção em situações de violência doméstica e familiar.